Avançar para o conteúdo principal

“Ó Stôra!”

“Ó Stôra!”
Ouviu-se na rua. Instintivamente virei-me. Ups!...afinal não era para mim.
Após tantos anos e de já ser avó de alguns, torna-se mecânico responder ao chamamento.
Recordo a minha primeira aula. Ano lectivo 1992/93… Xaxus, como estava nervosa. Apesar das psicopedagógicas e bons conselhos, na hora do toque o estômago contraiu-se e a bílis subiu… Queria fugir e esconder-me bem escondidinha.
Nada a fazer. O momento chegara! Respirar fundo, sorriso nos lábios e, bora lá, para a sala de aula.
Uma multidão de miniaturas de sétimo ano esperava à porta. Olharam e começaram a cochichar…Ai,ai, que pânico.
Entraram ordeiramente e fechei a porta. “E agora?”. A expectativa nos olhares era avassaladora e o receio de não corresponder, enorme. Comecei por me apresentar, bláblábláblá, e, consoante ia avançando, as borboletas estomacais acalmaram. A descontracção passou de fingida a real e uma espécie de cumplicidade respirava-se na sala. Dialogou-se e …”Ó Stôra?”…he,he, que sensação.
Tocou. O tempo tinha fugido e eu sobrevivera.
O relaxar abrupto deixou-me as pernas invertebradas. Caminhei para a Sala de Professores como se fosse um ser gelatinoso…”Olá, Stôra.” ia-se ouvindo ao longo do trajecto. “Amandei-me” para um sofá e, enfim, voltei a mim. Acordei do marasmo do episódio, não acreditando que o havia conseguido.
Foi assim, o início da minha carreira de “Stôra”!
Gostei e continuo a gostar de estar com os Gandalfos.

Afinal, sou uma Stôra.


Comentários