Avançar para o conteúdo principal

Crónicas de Uma Viagem 1

“Escrevemos para exorcizar fantasmas e demónios, ou para reter memórias”, Maria Liberdade

Crónica de uma viagem

            Janeiro, seis e quarenta e cinco da manhã, o despertador toca. A cama está quente e o quarto  a uma temperatura muito confortável, aconchego-me no corpo do homem que dorme a meu lado, o meu “ex-namorado”, como diria o meu amigo Zé Pato, pois passou ao estado de recente marido. Não me apetece levantar. O despertador toca mais três vezes, com intervalos de cinco minutos, voltando o meu consciente a cair num sono profundo entre cada toque, mas às sete horas tenho mesmo de sair da cama, pois um longo dia espera-me.


            Reservo-me o privilégio de tomar o pequeno-almoço em casa, no quarto bem climatizado, sentada na cama, refeição esta a minha preferida, acompanhada com a leitura de um livro. Este hábito por vezes prolonga-se e lá estou eu a atrasar-me, quando deveria sair de casa às oito e meia em ponto. E, quando tal acontece, envio um sms para a minha assistente, que me aguarda a 150 quilómetros, dizendo apenas “Bom dia Constantina! Vou chegar cerca de 15 a 20 minutos mais tarde. Um beijinho! Até já!”. Ao que a resposta é, invariavelmente, “Bom dia. Tudo bem. Venha devagar. Boa viagem. Beijinho.”. Reparo agora que nunca digo que estou atrasada, mas sim que vou chegar mais tarde, como se não fosse por minha culpa... Será que o envio de uma mensagem assim me despenaliza perante o facto de estar realmente atrasada? Me desculpabiliza por deixar pessoas à minha espera? Nunca a pontualidade foi qualidade da minha pessoa, mas fico incomodada por “chegar mais tarde”, por gorar as expectativas de quem espera por mim, Mas para tentar elevar um pouco tais expectativas, faço contas ao tempo que levo na viagem até Santa Maria de Além-Mar e acrescento cerca de 5 minutos ao SMS que envio à minha leal Constantina. Assim, ao chegar antes da hora anunciada, minimizo o mal estar que possa ter causado a quem está lá. Nem sempre funciona e também nem sempre chego antes da hora prevista...

(continua)


Comentários