Avançar para o conteúdo principal

Andrómeda e o Colégio de Freiras

Situava-se num vale em V acentuado. Nas encostas floriam mimosas, entre carvalhos, castanheiros e pinheiros.
Daí o nome, Mimosa.
Foram deixadas pelos pais, as duas irmãs, e o desconhecido espreitava entre o medo. Como mais velha, Andrómeda, segurava a mão da benjamim. Com força.
A despedida há muito que se dera e foram apresentadas a uma sala recheadas de caras estranhas. O que tinham em comum? O calculismo do olhar. Novatas eram sempre avaliadas e testadas.
Vestidinhos às flores, cabelos compridos e ondulados, expresssões num misto de tristeza e temor, deviam parecer presas fáceis e ingénuas.
O salão era mediano e as garotas presentes, sentadas em posições displicentes, eram uma mescla de idades, cores e, certamente, feitios. Mais tarde ficou a saber que mais de metade eram órfãos ou provinham de lares abusivos. Foi o primeiro contacto com as mais duras realidades da vida. As Freiras, esposas de Cristo, exploravam bem o desdito de tantos destinos!
As Outras eram, tal como as duas, provenientes de famílias emigrantes que optavam por deixar os filhos na Terra Natal. Essas tinham um tratamento privilegiado, afinal pagavam, em dinheiro!
As Freiras eram seres sem sentido de humor, ríspidas e zelosas do bem- estar pessoal em detrimento do das inquilinas.
O ritual incluía horários. Horários de levantar, de tomar o pequeno-almoço, de deitar e ... de rezar. Não fora as instalações miseráveis e acanhadas, talvez se pudesse designar de Hotel dos Pobres. Todas desempenhavam tarefas de forma rotativa. Era a cozinha, as casas de banho, os espaços comuns e afins. A mão de obra menos privilegiada ainda era mais explorada: tratava do porco e da pequena horta anexa.
Os invernos eram gelados e a roupa lavada, no exteriror à mão, ficava hirta no estendal. As mais pequenas viam-se aflitas com trabalho tão duro. Dedos congelados e frieiras dolorosas eram uma constante. Algumas tinham sorte e eram auxiliadas por mais velhas. Mas, favores são favores e têm de ser pagos! Pagos com recados, cedências e obediência cega. Imperavam as regras da matilha. A lei do mais forte. A ideologia do líder!
Andrómeda e a Benjamim integraram-se. A tenacidade da mais velha tornou-a intocável e respeitada, acarretando benesses e mordomias que a maioria não tinha. A sua protegida mor era a mais nova. Ai daquela que ousasse tocar-lhe! "Vou dizer à minha mana!!".
Andrómeda percorreu o conhecimento das drogas, dos abusos, das infracções e castigos, mas também da amizade, da coragem e da, incondicional, lealdade.


Comentários