Avançar para o conteúdo principal

Tininha

Tininha era surda.
Tininha era linda.
Tininha era minha amiga.

Numa época da vida, ela esteve presente e convivemos enquanto vizinhas de rua.
Era baixinha, como eu, trigueira, como eu, cabelo escuro azeviche, forte e saudável,...nada como o  meu.
Em criança, creio que pelos 3 anos de idade, foi atingida por meningite...e Tininha ficou surda.
Andava no Liceu e, nas férias regressava à aldeia, onde corria para a casa da Tininha para saber e contar novidades.
Um abraço e muitos sorrisos. Conversa em dia...gestos, sons (Tininha recusava a linguagem gestual!) e a malta relatava o que se passara entretanto.
Ela há muito que tinha feito os seus estudos.
Não, não no Liceu. Numa escola especializada para surdos em Portalegre. Aí desenvolveu a fala e as capacidades de qualquer outro aluno. Não me sentia diferente ao pé de Tininha. Era alegre, com um sentido de humor contagiante.
"Tininha! Tininha! ...anda tomar café!!"...e lá nos encontrávamos na tasca ao pé de casa. Falávamos e atirávamos escárnio e mal-dizer sobre os "retrógadas" dos aldeões. Não se esqueçam que a juventude não tem muito tento na língua, he,he.
Gostávamos de ir ao baile no Club e ver quem nos pedia para dançar...Era muito melhor dançarina que eu!
Crescemos...e Tininha casou.
Emigrou para França e os laços foram-se esbatendo. Nasceu a sua filha...e ainda embalamos e demos de comer juntas à bebé. Muito me contava sobre a sua vida em França...mas a saudade estava sempre presente na sua voz.
Em Agosto, ainda nos fomos encontrando. Era uma festa!...recordar o passado, viver o presente e profetizar o futuro.
Assim, éramos nós, Tininha e eu.
O tempo e a distância foi-nos separando e Tininha morreu com um carcinoma...
Deixou memórias e, quando sobre elas penso ou falo, inevitavelmente sou inundada pelo prazer das nossas vivências.
Tininha era surda.
Tininha foi feliz.
Tão feliz como qualquer um de nós.
Sinto saudade, tristeza de a ter perdido tão cedo ... sentimentos que  me levaram a escrever estas palavras.
Tininha era amiga. A minha amiga.







Comentários