Avançar para o conteúdo principal

Distribuição de serviço

Não queria falar de assuntos sérios...mas, sei que nesta altura, muitas escolas se debatem com esta questão.
Há algum tempo, opinei sobre a tipologia, incompleta certamente, de Professores (https://coisassstuff.blogspot.com/2019/05/do-ranking-dentro-das-escolas.html) nas escolas.
Quero acreditar, a sério que quero, que essas tipologias não interferem na atribuição de serviço anual e quero acreditar que há escolas que fugirão a esta caracterização. Assim, encaro o que escrevo de uma forma generalizada salvaguardando as excepções.
É tão bom saber atempadamente os níveis, as turmas, os eventuais cargos (aqueles que não se pretendem vitalícios) e demais tarefas a cumprir no ano lectivo que se aproxima (não quero entrar pela temática dos que escolhem as suas, boas, turmas and so on, porque isso lhes digo directamente e ponto). Sabe bem...e, pela primeira vez, em 27/28 anos de serviço, tenho uma noção do que me espera. Até já preparei algumas aulitas, experimentei umas ferramentitas, redigi pequenas dramatizações temáticas, telefonei à Porto Editora sobre a qualidade física do manual adoptado ("Obrigada Senhora Professora, pela crítica construtiva."...ha,ha,ha!)... de modo a não ter um início de ano tão atribulado como até à data...e não, não me estou a exibir. Pura e simplesmente tive energia motivadora para tal...e sim, também andei pela escola até ontem...e sim, ainda há malta que andará por lá até finais do mês de Junho/inícios de Agosto devido aos exames ou cargos que desempenham. No entanto, permitam-me esta pequena alegria (contento-me com tão pouco!).
Agora entendo a tranquilidade de muitos que, em inícios do ano te olham e dizem "Ó rapariga, tem calma! Isto tudo se vai fazendo...", dá-me cá uma neura. É que, sem esse conhecimento prévio, começas Setembro já a acelerar a mil e a malta já não é propriamente jovem. Não é um lamento mas uma constatação! Sou daquelas que já não consegue estar até às tantas a trabalhar na to do list...Por volta das 21.30/22.00 h, dá-me o apagão...literalmente! Não se riam porque essa incapacidade de trabalhar traduz-se numa acção de bullying ao meu Ser Emocional. O provocador pernicioso? O Eu Racional!
Poderão pensar que tenho de me tratar, trabalhar só o que me pagam e afins (está tudo já devidamente contemplado). Considero que já faço o mínimo...e sempre em prol dos meus Gandalfos.
Termino, reiterando que espero ter umas férias mais tranquilas, pela primeira vez na vida...espero eu de que.
...e, em consciência, não esqueço os meus colegas que passarão o mês de Agosto em estado de sítio: concursos e colocações...Quando? Onde? Como?...
Mas, como já referi, permitam-me esta pequena alegria.
Obrigada.
Helens Goulão




Comentários