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Do "ranking" dentro das escolas...

Considerando hilariante a indignação de Nuno Melo sobre o ranking de eurodeputados ("é uma fraude, uma treta"), redijo esta pequena exposição.
Todos nós, Professores, temos consciência que dentro das escolas, de forma  "natural", a distribuição de serviço está intimamente ligada ao status quo vigente com as suas vicissitudes seculares e hereditárias fossilizadas. Não há "...cidas" que os consiga exterminar!
Situação que se agravou com as medidas "pedagógico-funcionais" implementadas pelo Sr. Inominável, assistido pela sua meretriz Srª Inominável, lá para os idos de 2004/2005.
Não pretendo, de forma alguma, ser ofensiva ou subversiva.
Os "lambúzi@s sorridentes"...
...sorridentes, qual anúncio Colgate, que circulam pelo espaço como Afrodites de linhagem pura. Aparentam competência q.b., mas que nunca sabem de nada a não ser da vida dos outros a qual fazem questão de partilhar com as Entidades Competentes.
Os "lambúzi@s sorumbátic@s"...
...circulam sorumbáticos, qual sombra do Demo pelo espaço. Aparentam competência inatingível e inacessível, mas que nunca sabem de nada a não ser da vida dos outros a qual fazem questão de partilhar com as Entidades Competentes.
Os "doutor@s"...
...estirpe de elite, com Phd proficiente, que circulam de cabeça erguida sem se dignar interagir com a Corte, seres inferiores na hierarquia feudal. Têm conhecimentos (ou não) que se escusam de partilhar em prol da manutenção do estatuto...a não ser com as Entidades Competentes.
Os "doutor@s"...
...estirpe de elite, com Phd proficiente, que circulam pelo espaço sempre dispostos a partilhar saberes, quer os tenham quer não. O que é preciso é mostrar que se é omnisciente. Impressionar a plebe e indicar-lhes o caminho da verdade. Partilham, com agrado excepcional, os seus conhecimentos, principalmente com as Entidades Competentes.
Os "tarefeir@s"...
...servem para todo e qualquer tipo de serviço. Dependendo dos dias, andam mais alegres ou mais alquebrados. Não usufruem de mordomias a não ser o de cumprir o horário e serviços extras sempre que assim se exija. Por falta de conhecimento ou preguiça de se informarem, sujeitam-se ao que as Entidades Competentes lhes designa.
Os "arruaceir@s"...
...oradores excepcionais que animam o espaço com palavras ancantadoras e/ou vernaculares, dependendo da temática. Nem sempre são do agrado da Comunidade e das Entidades Competentes. Extremistas, nem sempre coerentes com o que dizem, são amados ou odiados. 
Os "amorf@s"...
...circulam pelo espaço vergados, cinzentos, olhar abatido e perdido qual Walking Dead versão Dead Walking. Nem sempre se sabe a razão da sua presença. Cruelmente são ignorados pela Plebe, pelos Doutos e pelas Entidades Competentes.
Os "normais"...
...estes são os mais difíceis de enquadrar numa escala de ranking por ser uma estirpe muito heterogénea e abrangente.Trabalham, interagem, comunicam, ..., mas, na actual conjuntura laboral, têm cada vez mais dificuldade em se sentir realizados. São matéria-prima experimental para as Entidades Competentes.
Talvez me tenha escapado alguma caricatura, mas esta amostra serve para ilustrar que, em última instância, a distribuição de serviço, fortemente agregada ao ranking interno das Entidades Competentes, se liga a este tipo de estereótipos. Pouco tem a ver com a real competência individual do Professor. Qual delas é hierarquicamente superior às outras?...isso depende da escola que serves!
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