Avançar para o conteúdo principal

Balanço do ano lectivo by Me

Antes demais fica a vontade amigável de entenderem que, nas redes sociais, também somos Professores. Perceberam?!
Na minha opinião, e vale o que vale, este ano foi caótico, cansativo e feito em modo de piloto automático.
Caótico, uma vez que o início foi daqueles bombásticos...Bombas! ... e estou a falar o que experienciei, a Cidadania e Desenvolvimento, opção semestral; o 54 e o 55; as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, ..., que acarretaram um esforço primariamente burocrático, secundado por uma mão cheia de criatividade de desenrascanço. O pseudo-descongelamento com anexo de faseamento, aulas assistidas, horas de formação (Ó balha-me a Santa!), Planos e Projectos inter/transdisciplinares. 
Foi intervenção cirúrgica constante!...que, na maioria das vezes, colocou o barómetro de stress em níveis perigosos.
Cansativo, porque perante dúvidas, novas surgiam...género palavras-cruzadas com definições em cirílico (deixem-se de coisas, não estou a falar da Outra!). As implementações dos, e vou usar uma palavra muito querida dos meus Gandalfos (apesar de serem devidamente esclarecidos a posteriori), Illuminati foram ao sabor das escolas e dos professores. Não acredito que alguma delas tenha sido executada de forma igual ou sequer semelhante. Ahhhh...os Illuminati dirão "Que bom. Foi a jóia da flexibilidade. Parabéns!"...e lá aparecerão as Equipas Sub-Illuminati a inspeccionar. Bacocos arrogantes!
Piloto automático, com revisões fielmente feitas no início, meio e  final do mês coincidentes com X de kilometragem. Com post-its colodas na testa, e outros sítios disponíveis. To do lists que, risca esta e escreve outra... 
Pelas chapas visíveis na cara dos Profs na sala, a Sala, as revisões de pouco serviam, serviram. Aparecia um papel e, bora lá, este serve! O Illuminati JC dirá que os Profs é que complicam...mas se aparecem as Equipas Sub-Illuminati, a conversa será outra. 
O.K., vamos actuar pedagogicamente... também eles sofrem de desinformação e ignorância crónica passível de se poder aplicar um Plano. ...mas, porra, então não são eles Governantes? Então que Governem!... sem palavras belas de embalar numa poética que poucos (?) alcançam e de compadrios evidentes, outros mais manhosos no entanto, sempre expostos. Deixem-se de números que, matematicamente, foram rebatidos de várias e diversas formas. Deixem-se de veleidades superiores em nome do Bem da Nação. Vocês, imberbes, nem sabem o significado de tal.
O final?...muitos ainda labutam pelos corredores das escolas, qual formigueiro feromónico. 
Nas redes sociais o que mais se afirma é "Deixem-me ser Professor."...pois, o problema é que, no meu caso, já não sei muito bem o que é SER professor. Daí me ter escudado na Sala de Aula com os Gandalfos...aí SOU professora!
Tenham umas férias repousantes. Aproveitem-nas ao máximo. Cheira-me (talvez com uma ligeira obstrução provocada pelo clima) que o próximo ano lectivo, não será mais fácil para Nós...apesar do apregoado SIMPLEX+, do SAPIE e outras "boas" intenções corporativas que virão, qual máquinas ceifeiras, infernizar a Escola.
Desejo-vos muitas horas de qualidade perto dos que vos amam incondicionalmente!
Helena Goulão



Comentários