Avançar para o conteúdo principal

Leituras Não Tão Infantis Quanto Se Imagina

Em casa não se compravam livros.
O moto era "Estudar para ser alguém na vida". O que fazer então?
O calhamaço sagrado...A Bíblia. Grosso, folhas delicadas e finas com letrinhas pequenas: daria para me entreter durante algum tempo.
Que maravilhosa aventura...O Antigo Testamento estava recheado de fábulas deliciosas que devorava sempre que me era permitido.
As personagens tinham todos os ingredientes para me transportarem para o mundo da fantasia, onde o bem combate o mal, onde eu escolhia lados, valores e desenlaces. Adão e Eva, Abraão, Abel, Caim, David, Golias, Sansão, Moisés, Noé,... Fui todas elas! Os enredos dramáticos mantinham-me acordada, não só pela noite dentro, mas ao longo dos dias. Era a abstracção perfeita para um mundo que não entendia (será que hoje entendo???) e no qual não me encaixava. Obviamente que era Guerreira dos Justos, outra opção não havia.
No Novo Testamento, as paixões e o sofrimento, completaram a viagem fantástica dos Homens. Barrabás, Eneias, Herodes, José e Maria, Judas Iscariotes, Lázaro (Ohhh...ainda hoje o cito "Ergue-te e caminha!!"), Pôncio Pilatos (quiçá o culpado por não ter grande afecto pelo Império Romano...curioso!), ..., Vivi todos os episódios. Intensamente, com cenários imaginários proporcionados pela palavra escrita.
Mas, como em todos os livros, a última página terminou e, apesar dos pedidos por livros, o mote mantinha-se por casa.
Sempre havia a alternativa das bibliotecas:  Schulbibliothek Stadtsbibliothek eram as opções disponíveis. Bora lá! Vasculhei ambas...mas a que mais me encantou foi a Biblioteca Municipal. Encontrei um outro calhamaço!...
Pesado, com letrinhas pequenas, gosto que ainda hoje pondera na escolha de livros, e histórias super- mega-hiper espectaculares!...criaturas que em adulta reconheço como mitológicas, mas que, na altura, me permitiram manter a vivência do mundo da fantasia.
Caos, Afrodite, Titãs e Ciclopes, Zeus e Hera,..., conheci-os todos! Eram lutas violentas, sedentas de rivalidades, ciúmes e vinganças. O silêncio não existia e o meu coração palpitava ao ritmo do clímaces que se iam sucedendo. Ora cavalgava o vento, ora chorava a destruição do mortal que ousara desafiar os Deuses!
Apaixonei-me pela Vida que não era a minha. Tinha, então, 8/9 anos...
Algo ainda faltava...Encontrei os restantes enredos n'As Mil e Uma Noites.
Aladim, Simbad, Ali Babá, Xerazade, "O" Sultão,..., Que maravilha! Cavalos esbeltos e velozes, especiarias estonteantes, desertos e oásis, cimitarras e adagas, vestes flutuantes e danças empolgantes, mesas com sabores que não reconhecia mas fiquei a conhecer,..., Tudo excitava os meus sentidos de criança. O Oriente entrara no meu imaginário!
Viajando para norte descobri os irmãos Grimm...Reconheci paisagens e costumes, mas os enredos, mais uma vez, preencheram as estantes do meu imaginário infantil. Rapunzel, Der Froschkönig, Die Gänsehirtin am Brunnen, Hänsel und Gretel, Aschenputtel,..., infindável!! A minha imaginação fervilhava com tantos seres e narrativas extravagantes, criativas e lendárias.
Era esse o Meu Mundo. Mundo onde podia ser quem queria, derrotar tudo e todos e, quiçá, ser a heroína!
Hoje tenho consciência que estas aventuras fazem parte de quem sou e, para ser sincera, não me incomoda. 
Sou leitora compulsiva e quando não o sou, estou doente.
Gosto de ler...Ler enredos que continuam a distanciar-me das "realidades" da vida e que me fazem sonhar e acreditar!

Comentários