Avançar para o conteúdo principal

alegria e a paz nascem destes trajetos fecundos

Recomendo-me este banco que é o canto mais vulnerável porque daqui atinjo toda a ternura dos espaços que deslizam. Depois de todas as chicotadas quotidianas, este canto, neste espaço, é privilégio e, no meu peito, parece, de repente, que só cabem pássaros sobrevoando as árvores que nos miram, de forma enviesada, em toda a sua plenitude. Embrenho-me na tranquilidade deste espaço e deixo-me atravessar. 

Do outro lado, para trás, na paisagem fria, ficou a ansiedade e o medo. Aprecio, à minha frente, e deste lado, o brilho frondoso desta água que cativa e nos lembra a relação natural com a terra e a lama e as raízes de que somos feitos. E esta paisagem que nos atravessa e que atravesso já nem sabes onde está ou onde estamos, se dentro ou fora de nós. Só sabemos que a alegria e a paz nascem destes trajetos fecundos e que tudo é força, é posse e harmonia.

Daqui deste ponto onde me encontro agora, os pensamentos ficaram cercados de erva e urze e musgo e água, resina e pedra e cheiro a terra, camélias, patos, lagos e muros, flores e flores de todas as cores. É a minha terra. É a paixão pelas coisas pequenas e não sei que fascínio está presente nas diversas paixões criadas que, ao longo da vida, nos vão embalando. Só sei que respiro fundo! Entro neste mundo, cerro a porta e fico devagar. Aqui não há tempo e as coisas aqui não têm espaço, apenas existem. 




Comentários