Avançar para o conteúdo principal

Do Retorno...

...tudo começa com um simples e pequeno papel que recorda, de imediato, a papelada que me espera em mais um ano de serviço (bem, será se não houver novo Árctico Orçamental!).
Estacionei o carro e, de imediato, deu-me aquela sensação de bílis, sabor acre e corrosivo e que, segundo estudos, fazem muito mal ao tracto gastrointestinal.
O emaranhado de gente que vislumbrei, também não me entusiasmou muito a entrar no edifício...
"Olá. Dá cá um beijinho!"...não sou muito de beijocar, sou mais de abraços, apertados e sentidos, mas, enfim, a sociabilidade assim o requer. "Eu sei que não gostas de beijos, mas dá cá um."...suspiro e obedeço. (Re)começou o ciclo: o ano de 2019/2020...Somos, creio eu, dos poucos que desejam Bom Ano em Setembro o que significa que a cena do Pai Natal e assim, há muito que está desactualizada.
O Retorno, e sim rábulas já circulam, é pago. Não é muito, mas simboliza uma quantidade de dinheiro que vou ter de gastar ao longo do ano para exercer a minha profissão. Já me habituei a requisitar o material básico, género, canetas, lápis, borracha,..., mas há despesas que se agregam ao imediato e que não são contempladas no orçamento da escola dedutíveis para Professores. Falo em cartuchos, impressoras, secretárias, computadores, resmas de papel and so on. O.K. ...quando posso, faço na Escola. Mas, para isso, é preciso que a Escola tenha estas disponibilidades para TODOS os Professores do Agrupamento. Mais difícil se torna se te deslocas para ires trabalhar...Há sempre alguma coisa de última hora que...enfim, quem passa por isso sabe do que falo. Também já me habituei ao "Não deu? Não há? Paciência."...faço o que posso e o resto deixo registado numa acta qualquer que poucos, ou ninguém, lê.
O Retorno também simboliza a recorrente incógnita do serviço distribuído, dos cargos, dos horários. Mais bílis se forma... Há os zunzuns, o diz que diz, ouvi que... O melhor é mesmo regressar ao carro, meter a primeira e arrancar. Amanhã já haverá reuniões disto e daquilo, portanto, como muitos dizem, "sem stress, estamos no início do ano".
Prost! Um bom Retorno e um Bom Ano para todos!


Comentários