Avançar para o conteúdo principal

(Re) União

Como se sabe, reunir quer dizer ajuntar pessoas num mesmo lugar físico com o objetivo de deliberar e discutir assuntos e temas específicos. No que toca a uma reunião de professores, a discussão quer-se objetiva, mas quantas vezes é emotiva! Avalia-se pessoas, neste caso, alunos! Ato corajoso! Não constituindo um episódio meramente administrativo, é, acima de tudo, um momento de reflexão, em muitos casos, difícil e os professores (pessoas) são, na maioria dos casos, especialistas em operacionalizar, de forma sensata, a idiotice de algumas leis (leis que são inventadas e reviradas do avesso quase sempre apenas com o foco no sucesso das estatísticas). No final de cada período letivo, então, os professores ajuntam-se, presididos pelo chamado diretor de turma e auxiliados pelo respetivo secretário, munidos de toda a documentação necessária (e quando digo, toda a documentação, está e causa uma quantidade considerável de papelada). Os professores que eu conheço, e que merecem esse nome, sempre se ajuntaram com profissionalismo e sensatez. 
Mas, neste momento, há uma linha surreal que separa o antes nota-informativa e o pós-nota informativa. Ora, o que se passa, exatamente, e de forma objetiva,  ninguém sabe. Suspeita-se que estão a fazer nascer a chamada escola do futuro! E os senhores professores só estorvam porque pensam e continuam a trabalhar com profissionalismo e sensatez. 
Portanto, o meu apelo satírico-realista, surrealista e criativo é o seguinte: senhores professores, não parem de pensar! Vós sois a massa pensante, a que ensina todos os dias a pensar e pensar é democracia! Um bem que nos custou a conquistar! Os professores têm de tomar consciência das mudanças que se impõem. E, devagar, devagarinho, ir a votos. O principal voto é o de não andar sossegadinho, ir caminhando imbuído de um forte espírito de obediência aos seus princípios profissionais e éticos. È francamente positivo o que está a acontecer! Há professores unidos! Há uma escola do futuro a brotar e professores mais conscientes a dar sinais de vida. Faça-se a mudança!

Mónica Costa





Comentários