Avançar para o conteúdo principal

Estás no futuro!

Como é incrível a linha do tempo! 

Subia, a toda a pressa, há uns largos anos, esta avenida pontuada de árvores lado a lado. Depois, ainda com bastante fôlego, expandia-me por ali fora por mais 3 ou 4 esquinas até a casa. Agora, e arfando por subir apenas 4 ou 5 degraus, percorro esta mesma avenida, muito lentamente e olhando em roda o silêncio da tarde. E eis que, qual instante em aparição, daqueles rápidos e intensos instantes que se nos surgem raras vezes, uma música desperta a minha atenção. Vai o som desta música ajudando ao passo batido neste caminho. Era uma música que costumava ouvir em 1987 e que reaparece em grandeza e pavor, exatamente no mesmo sítio. Tinha sido nesta mesma avenida que, segundo me alertou o meu processador de memórias, me tinha acontecido algo parecido, há uns largos anos. E, nessa altura, sonhava o futuro, entusiasmada na passada, algo despistada, mas alegre até mais não - na música e nos sonhos. Imaginava-me num futuro, linda e maravilhosa! Ergui-me em sobrolho para aquela que ali estava muito mais velha e, de repente, a outra, a da passada larga e leve, sorriu matreiramente e, desaparecendo na esquina, gritou ao longe «Aproveita! Estás no futuro!». Ao alto, ia-se esbatendo o azul do céu, a estrada estava quente e era a paz de quem acertava as contas. E a música lá estava novamente e sempre! Era meu dever, portanto, olhar o céu e sorrir. Continuei com a alegria de que algo de grande e misterioso se anuncia. Qualquer dia, 2021 é já passado. Eu, neste futuro, continuo rumo ao futuro, entusiasmada na passada e permaneço algo despistada, mas mais cuidadosa nos sonhos. Este instante teve sabor a viagem no tempo. E sim, a esperança é talvez a melhor parte da vida e a que nos faz avançar na avenida do tempo com orgulho pelo que já fizemos e com vontade de fazer muito mais. 





Comentários