Avançar para o conteúdo principal

Eu sei que não sabes…e ainda bem! É a tua paixão!

E ela estava ali afirmando que a paixão não procede das pessoas. Muito tenho lido eu e, então, a Agustina é do melhor! Só escreve coisas acertadas! Diz ela:
- As pessoas têm de obedecer a algo para não cumprirem apenas uma vida sem impulso, daí procede a paixão!
É maravilhoso ler o que alguém escreve como constatação do que a vida lhe provou. 
É terrível constatarmos que percebemos a profundidade do que alguém escreveu porque a vida nos provou.
E é um crime pretender alertar alguém do que a vida lhe há de provar, quando ela ainda está na fase de acreditar que a paixão procede das pessoas. 
Este texto é para ti que ainda acreditas que as manhãs não são todas iguais.

Foi alguém que te disse?
ou descobriste por tua própria mão?
Ou terá sido algum sonho que te veio
e não te deixa andar tranquilo e urge confissão?
Por tua própria mão não deve ter sido, ainda é cedo demais
Se foi alguém que te disse, não sabe que as manhãs não são todas iguais
E eu sei quem te veio desconcertar…
São aqueles que nunca mais encherão a vista com o que tu todos os dias vês
normalmente costumam soltar correntes de ar só para desestabilizar
É uma espécie de lembrete malévolo! Não te importunes! Deixa-te andar!
Eu sei que não sabes, mas o problema não está no que a vista alcança
Para ti, a paisagem lá está, dourada e sublime,
e tu vives onde o sol se aproveita de ti
E, nesse caminho certo e direto, só tu, perspicaz embora aéreo, espreitas
a beleza que vês sempre diferente das manhãs que te despertam
e a beleza das noites que sentes nas suas variações que sempre te descansam
Eu sei que não sabes…e ainda bem! É a tua paixão!
Porque depois da descoberta, a morte é certa
Nada-se em espesso lodo e afogamo-nos em terríveis monotonias!
Mas tu vives em seguro assento de impulsos e fantasias
e, portanto, só para ti ainda anda o mundo concertado.

Mónica Costa
(pintura de Anna Bocek)





Comentários