Avançar para o conteúdo principal

sou só eu ou estamos todos tolos?!!!

Mandaram-me pôr ali a cadeira devida e rigorosamente encostada à parede. Para que nada falhasse, mandaram colocar um atilho, atando-a definitivamente à posição incómoda. Ali ficava, até porque, agora (diz o mais sábio), podes caminhar, não precisas de te sentar, tens é de trabalhar, lutar pela vida, andar para a frente com entusiasmo e dedicação. Poderá apetecer-te ficar no luxo de um assento, mas já não podes voltar atrás.

Foi assim que olhei as nuvens!! A princípio, como tão bem salientou Sérgio Godinho, é simples, anda-se sozinho, resoluto, com a cabeça erguida para as nuvens que desvendam sonhos, são lindas e imponentes, guardam o mistério do que ainda está para vir. O caminho torna-se, à medida do caminhado, fica cada vez mais fácil percorrê-lo, conhece-se bem os atalhos, neste preciso momento, e… quando tudo se torna mais sombrio, há sempre uma vela acesa que nos alumia. É a esperança! Amanhã é dia! Um novo dia! Novos caminhos, novas oportunidades!

Passam-se anos nisto, e começo a acreditar que alguém me enganou! Estou farto de caminhar não sei para onde, o entusiasmo diminui dia após dia e nem sempre aparece a tal luz que me alumia! Apetece-te sentar, não é? Não podes! (diz o sábio)

Bebe um copo de água fresca, respira fundo e continua! Ainda é cedo!! Olha,  as nuvens lá estão! Aprecia-as como dantes! … E eu penso: o raio das nuvens estão carregadas de cinzento, parece que foram chicoteadas pelo vento!!

Passam horas que parecem anos! Então, reparo, há uma pedra, calhau mesmo!!... por cima da minha cabeça, acompanha-me para todo o lado. E agora caminho …a passo lento… com dificuldade… apetece sentar um poucochinho… bebe-se a coragem até dum copo vazio. Agora só se for de andarilho!! (diz o sábio)

Olho em frente e o que vejo?!! Andaste às voltas e conseguiste emaranhar tudo o que te foi dado, montaste a tenda, agora desenrasca-te! (diz o sábio)

Mónica Costa
(obra de Quint Buchholz)







Comentários