Avançar para o conteúdo principal

Uma Maria Pires mais propriamente

E assim se optou por um determinado caminho. Escolhas que afastaram pessoas e levaram-nos a outras. Escolhas que nos fizeram perder algumas oportunidades, mas ganhar outras.
Vou falar-vos de um caminho que não estava nos meus planos – Izeda. Terra pequena, pacata demais! E lá fui encontrar a Conceição. Ganhei uma oportunidade. Sim, há uma Conceição na minha vida. Uma Maria Pires mais propriamente. Minha amiga! Mulher decidida! Singular ligação! Uma riqueza! Age com retidão e franqueza! Em vez de ficar numa secura atroz, como de resto era política generalizada do local onde nos encontrámos, abria a bocarra e desatava a espingardar verdades.  Incomodava porque trabalhava com a energia típica dos loucos e sonhadores. E este último pormenor fazia, para mim, toda a diferença. E abraça como ninguém! Daqueles abraços de braços abertos de quem está habituada a abrir as portas de sua casa e convidar à entrada sem hesitações. Acontecia quase sempre aparecer, logo pela manhã, com uma energia extra, de cigarro entre dedos, cabelo apanhado, botas de tacão grosso excessivo, sacos e relógio gigantes. Trazia, na cabeça, planos engendrados, e, na mala, exercícios de fazer dar o nó a qualquer um, jogos de engenho e outras artimanhas para dar cabo da malta. Sempre alerta! Ai, as mulheres! Há mulheres fogo! E esta é uma delas! E eu adoro conhecer mulheres fogo! E quando as mulheres fogo se juntam, tudo arde! 
É…são escolhas que nos fazem ganhar oportunidades! 

Mónica Costa



Comentários