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ensinaste-me umas maneiras tão atrevidas

ensinaste-me umas maneiras tão atrevidas de assaltar muros para desvendar avenidas e é tão cedo que me levanto, cada vez mais cedo tão desperta para levar a cabo este empreendimento foi contigo que aprendi a andar de nariz levantado como quem não tem culpa de nada e explicaste-me em silêncio a diferença entre uma mão que ajuda e uma mão que mata o segredo é este: sentirmo-nos, agora, como dois ladrões em paz que encontraram finalmente a felicidade merecida.

ela

Tudo o que ela traz lá dentro não é mania nem doença. É beleza. Às vezes desesperada, é certo tantas vezes disfarçada de tristeza. Mas não confundas o teu medo com o que ela traz lá dentro.

num gesto que pressinta uma promessa

Espera para ver, ó esperança  e se o disseres num gesto que pressinta uma promessa poderás falhar à vontade

enfrentemos a época, tal como ela se nos apresenta

Tão longe uns dos outros - os próximos  e tão chegados de repente - os afastados. Como anda desconcertada - tanta gente  que não mede nem distâncias nem vontades... ( o título é de Shakespeare)

O que diz o meu corpo quando te escrevo

O que diz o meu corpo quando te escrevo que é a viagem o mais belo se me ofereço que é, de resto, o mais belo que tenho para te oferecer

a perspetiva da rola

Será esta a perspetiva da rola ver-nos assim tão pequenos aos dois e três de cada vez esgueirando-se por ruelas Será esta a perspetiva da rola ver tudo em grande plano, voo gigante como quem se habitua a enxergar tudo de uma vez

a querer de nós sempre mais

atirou-nos os cabelos ao vento para que o escrevessemos acordou-nos mais tarde do que era suposto para que nos lembrassemos que ele é a própria alma do universo a querer de nós sempre mais

quando um cego conduz outro cego, não caem os dois no buraco?

Não se sabe como foi com Van Gogh nem com este doutor que se deixou retratar. Terá sido ele a pedir-lhe e a pagar pelo tempo de espera? Ou terá sido o próprio Gachet a querer prova da aflição de uma época? Será este o retrato de uma amizade em decadência ou não seria demasiado o tempo de exposição para que o retrato se concretizasse?

não

É uma questão de princípios. Não gosto. Não peço. Não quero que gostes. Não peço que queiras. Não cedo. Não abdico. Já não acredito em conversões. Não me queiras regrada como santo Agostinho.