Avançar para o conteúdo principal

Professores

Tecla gasta?
Tecla gasta.
…mas vou teclar na mesma.
Rebelde e anti-prof assumida recordo
…o de Biologia que me fez optar por Línguas;
…o de Português que despertou em mim o gosto pela escrita;
… a de Inglês que sempre me atribuiu notas justamente elevadas;
… o de Jornalismo que acendeu a chama da criatividade em pleno século XX;
… a de Antropologia Cultural que me obrigou a fazer o meu primeiro “trabalho de investigação” – Medicina Tradicional (manuscrito que não havia cá nada destas modernidades!...a capa até ficou engraçada);
… o de Filosofia que não me deixou alternativa senão pagar a primeira e única explicação da minha vida: Filosofia de 12º ano!
Recordo, com muito carinho, aquela que, sem dúvida alguma, marcou o volante do meu percurso: a minha professora de História.
Os recortes de jornais sobre Arqueologia que me fornecia à socapa, a forma como leccionava, a forma de estar,…e pumba. Findo o 12º ano o que fazes? ARQUEOLOGIA!
Aprendi imenso.
Com o de Roma Antiga como folhear um livro; como estruturar um trabalho de investigação; como comentar um documento.
Com o de Epigrafia aprendi latim!...gramática para aqui, gramática para acolá, até superar o desafio.
Com a de Pré e Proto-História aprendi a escavar, a importância dos artefactos e tudo o que lhes é inerente.
Com o de História Contemporânea, grande Carvalho Homem, aprendi HISTÓRIA!...um prof monumental num anfiteatro pleno de alunos.
Outros tantos houve e aprendi, sempre.
Esta anti-prof presta humilde homenagem aos seus Professores.
Perguntam o que foi feito de mim?

Sou Professora de História

Comentários